Treze
ACDC - thunderstruck
Há certa superstição que me intriga e me deixa curiosa desde sempre, ou desde que a conheço. Falo de Sexta-feira 13 e de tudo o que é simbolismo alusivo ao número. Como a curiosidade matou o gato, não resisti a perguntar a alguém que conheci que basicamente vive na superstição e que então me deu algumas explicações e esfaqueou a minha curiosidade. A delícia foi ouvir que há um nome científico para o medo da sexta-feira 13, triscaidecafobia, palavra que tive de escrevinhar à pressa num qualquer bloco com a certeza de que chegava a casa e lembrar-me-ia de qualquer coisa parecida com frigorífico. Adorava que assistissem à cena só para poderem acreditar em mim quando não consigo descrever a cara que tinha quando me disse que "o 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades".Não contive a gargalhada. Depois desbobinou uma série de superstições que eu por acaso conhecia, como a dos 13 convidados à mesa. Mas com um bónus de explicação; é tradição evitar 13 pessoas à mesma mesa como uma... como direi? Reminiscência da Última Ceia, quando Jesus Crsito se reuniu com os seus doze apóstolos, anunciando-lhes a traição de um deles e o seu próprio martírio. Curioso, hein? E depois citou-me assim uma série de coisas engraçadas que eu não considero fiáveis, mas ainda assim, bastante curiosas. Napoleão começou a perder a guerra numa sexta-feira 13, acontecimento que ninguém pode provar. Nos Estados Unidos, os aviões não têm o lugar 13, passam de 12 para 14, já que ninguém compra aquela cadeira. E imaginem este sicko dizer-me que leu num qualquer artigo que um outro sicko tinha reparado que no selo Americano, a águia sustenta um escudo com 13 listas, segura 13 galhos de oliveira na pata direita e 13 flechas na esquerda. O círculo sobre a sua cabeça é formado por 13 estrelas.
Eu ligo pouco a estas coisas, mas esta do 13 estava-me atravessada. Tem certamente mais que se lhe diga, mas eu contento-me com isto! Agora divirtam-se vocês.

3 Comments:
This comment has been removed by a blog administrator.
Totalmente phsico!
hm, a maioria das minhas lições hoje eram a 13 (o mais pshico e ja tarem passado tantas mesmo com tantos furos, provavelmente 13 para a acertar na logica, ou sequencia como lhe queiras chamar) e eu sempre que perguntava que lição era e me diziam que era a lição numero 13, eu mandava um berro interrogando ser uma sexta feira, mesmo que o 13 fosse o numero da lição e não o dia em si. até a minha memória visual viajar aos confis de Jack e do assustador Freddy Krueger, e as suas perseguicões numa máscara branca com 3 buracos e sangue e mais sangue, numa aula de historia. e depois quando me dizem que é a lição e não o dia, a minha memória visual muda-se para outra casa, a casa de "no pants, no bra" do thirteen - inocência perdida. non sense. 11º ano tenho desculpa, nao e verdade?
Post a Comment
<< Home