Atrevido
Gorillaz feat De La Soul - feel good
Ele nasceu há uns anos, penso que por volta da década de 50, ou um pouco(muito pouco) antes. Anschool é o termo por ele inventado para definir um nosso "não-escola", nome da sua última exposição. Ele é um artista e tanto, já que consegue transformar um espaço onde normalmente se vai e se é forçado a olhar uma única peça; admirá-la e mandar uns "aaaahhh" 's asquerosos e na maioria das vezes praticamente obrigatórios. A isto eu chamo exposição. Thomas Hirschhorn puxa-nos para dentro, engole a nossa atenção. É excessiva e densa, a arte que faz. Apesar disso, os motivos expostos acabam por se tornar autónomos.
A tal "anschool" por ele criada é assim um lugar que rejeita as regras a que estamos habituados, aquilo que temos como dado adquirido, como é o caso do pensamento e a maneira como o transmitimos. Basicamente, o que pretende Thomas é mostrar a possibilidade enorme que há (e isto é verdade) de aceder ao conhecimento e à experiência com democracia, através dela. Usa só materiais pobres. Sim, pobres! Entenda-se fita-cola, cartão e papel de alumínio, calculo que entre uns outros milhares que eu até devo desconhecer.
E umas centenas de metros quadrados semelhantes a uma escola vandalizada de protestos e reivindicações não passam ao lado. Misérias, violências. Tumores que estão ali. Toda a gente pode ler-lhe a mente através daquilo; "estou-me a cagar para o caos em que transformei este espacinho...".
Ali há uma constante dos seus ideais, das coisas que ele de facto pensa e nas coisas que ele de facto tenta passar. Ele vê a Arte como máquina de guerra , o que é obviamente condenado por pessoas que não a percebem e que infelizmente têm poder. Aconteceu-lhe na sua terra natal considerarem ofensivo aquilo que faz e, cabrões da vida, cortaram-lhe o orçamento. Artista não cruza os braços. Agora expõe por esse mundo fora com a promessa de que a Suíça não mais verá exposições por ele assinadas.
E ele escreve! Escreve sim!
"as informações sobre uma obra de arte não deverão ser niveladas por baixo para atender ao grande público. Pelo contrário, deverão ser niveladas o mais alto possível para chegar ao indivíduo".
Escandaloso, não?
1 Comments:
Odeio estes comentários de publicidade!! :P
Post a Comment
<< Home